Candidatos de 18 a 29 anos que desejam retomar e concluir os estudos do ensino fundamental (1ª a 8ª série) podem se inscrever no ProJovem Urbano a partir da próxima segunda-feira. O programa que é fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal tem duração de um ano e meio.
Ao todo, 3.150 vagas deverão ser preenchidas em escolas-núcleos do município localizadas nas seis regiões político-administrativas da cidade (RPA). As inscrições prosseguem até o dia 22 de setembro, das 9h às 16h, nas próprias escolas - com exceção da Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira), que fará pré-matrícula no Centro Público de Casa Amarela.
Os interessados devem se dirigir aos postos de inscrição munidos de carteira de identidade e comprovante de residência (original e cópia), além de declaração de escolaridade. Quem não possuir o documento, será submetido a uma entrevista no ato da inscrição para comprovar a aptidão mínima exigida – saber ler e escrever.
No caso do número de pré-inscritos superar o de vagas disponíveis, será realizado um sorteio, em Brasília (DF). Todos os interessados vão concorrer em igualdade de condições, independente da ordem e do dia de inscrição, pois as vagas não serão preenchidas por ordem de chegada. As aulas devem começar em outubro. Além das matérias convencionais do ensino fundamental, os alunos do ProJovem Urbano realizam atividades comunitárias e participam de cursos básicos de orientação e formação profissionalizantes.
Os alunos também têm direito a uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00. Para os 3.150 alunos que começam a estudar em outubro, serão oferecidos cinco arcos profissionalizantes nas áreas de Administração, Alimentação, Saúde, Telemática e Turismo.