CNI/Ibope revela que 75% dos entrevistados avaliam como positivo, isto é, ótimo ou bom, o governo do presidente Lula
Serra lidera; diferença em dezembro era de 21 pontos
A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, cresceu 13 pontos, na pesquisa eleitoral feita pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (17), em comparação ao desempenho apresentado em dezembro de 2009. Com isso, a diferença entre ela e o governador de São Paulo, José Serra, diminuiu de 21 para 5 pontos. No entanto, Serra continua em primeiro lugar na pesquisa sobre as eleições de 2010.
Serra recuou para 35% das intenções de voto em março, ante 38% da pesquisa divulgada em dezembro, enquanto Dilma subiu para 30%, ante 17% anteriormente.
A margem de erro da sondagem encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, é de 2 pontos percentuais.
Segundo o Ibope, em terceiro lugar aparece o deputado Ciro Gomes (PSB), que oscilou negativamente de 13 para 11%, equanto a senadora Marina Silva (PV) manteve-se com 6%.
Uma pesquisa do Ibope de fevereiro, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, já mostrava o crescimento de Dilma e a redução da liderança do tucano.
Naquela pesquisa, Serra tinha 36%, enquanto Dilma aparecia com 25%.Governo atual
O mesmo estudo revela que 75% dos entrevistados avaliam como positivo, isto é, ótimo ou bom, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2009, esse percentual era de 72%.
Entre os entrevistados, 83% aprovam a maneira de Lula governar, o mesmo índice registrado há três meses.
A pesquisa também mostra que 77% dos entrevistados têm confiança no presidente, resultado 1 ponto percentual inferior ao verificado em dezembro (78%).
Outro dado do estudo é que 49% consideram o atual mandato de Lula melhor do que o primeiro. Em dezembro, esse percentual era de 46%.
Foram ouvidos 2.002 eleitores de 16 anos ou mais em 140 municípios, no período de