NO MENU FATOS E FOTOS (ACIMA) VOCÊ PODE VER AS FOTOS DA TRAGÉDIA DA EXPLOSÃO NAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM SERTÂNIA-PE, CEDIDAS POR ROBSON PATRIOTA.


ATENÇÃO... CONTÉM IMAGENS FORTES!!!

PESQUISAR

RADIO FENIX NET
AJUDE A POR A RÁDIO NO AR, SEJA UM COLABORADOR, FAÇA UM ANÚNCIO CONOSCO!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

“DOENÇAS CÁRDIO-VASCULARES”

Dr. Orestes Neves - Médico Cardiologista


Caro leitor.
Atendendo convite do Blog Sertânia Portal Net estamos iniciando um trabalho de prestaçào de serviço a todos os internautas.

Para tornar o nosso trabalho participativo, solicitamos que você leitor nos escreva e sugira temas para abordarmos aqui. E-mail sertaniaportalnet@hotmail.com .


Um abraço e boa leitura a todos.


Dr.Orestes Albuquerque.


“DOENÇAS CÁRDIO-VASCULARES”


As doenças Cárdio-Vasculares são as primeiras causas de mortes no mundo. Estima-se que em 2020 será responsável por aproximadamente 40 por cento de todas as mortes no mundo. 15 milhões de pessoas sofrem de acidente Vascular Cerebral a cada ano e 5 milhòes ficam sequeladas, onerando o sistema de saúde e comprometendo a já sofrível PREVIDÊNCIA SOCIAL que é problemática em todo o mundo.


No BRASIL os números são sombrios, pois as doenças Cárdio-Vasculares matam mais que Acidentes, Mortes Violentas e Cânceres juntos. Isto é uma verdadeira catástrofe para nosso Sistema de Saúde.


Morrem anualmente cerca de 300.000 brasileiros/ano por doenças Cárdio-Vasculares. Estas doenças provocam alto custo para seus tratamentos e tornam inválidos muitas pessoas em fase produtiva da vida. As principais causas dessas doenças são:


1-Hipertensão Arterial.


2-Diabetes Mellitus.


3-Fumo.

4-Obesidade.

5-Colesterol e Triglicerídeos Elevados.

6-Sedentarismo.

7-Herança Genética.


Portanto estes são os principais fatores de risco que uma vez somados aumentam a probabilidade do indivíduo ter um Infarto do Miocardio[Ataque Cardíaco] ou AVC[Derrame Cerebral]. Um fato importante é que tais doenças tem aumentado muito em mulheres e tem como características serem mais graves e causarem maior mortalidade. Por isso é fundamental que os municípios implementem programas de atendimentos, sobretudo, em Hipertensão, Diabetes, Colesterol e Tabagismo, assim como exercícios físicos como estratégia de PREVENÇÃO e combate a tais doenças, pois tem um custo infinitamente menor que os custos para atender os que são acometidos.

Infelizmente nenhum município em nossa região faz isso. Sendo assim, controlar a Hipertensão Arterial e a Diabetes, parar de fumar, realizar exercícios sob orientação profissional, perder peso, reduzir ingestão de Gordura e Açúcar, alimentar-se com muitas frutas, verduras e legumes e priorizar carnes magras e brancas são medidas essenciais para combater tais doenças e aumentar a expectativa de vida de todos nós.


Um abraço e até a próxima.
O Dr. Orestes é Médico com Especialização em CARDIOLOGIA,Curso de Gestão em Saúde Pública, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade de Hipertensão, Médico concursado da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco, tendo sido aprovado em primeiro lugar em ambos os concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) amigo (a) aqui procuramos dar o direito a qualquer pessoa de fazer o seu comentário, porem não publicaremos qualquer comentário que contenha palavrões ou ofensas a quem quer que seja, pois todos blogs ou sites agem desta mesma forma.
Este Blog Blog passou ser neutro principalmente em questões políticas, mas não dexará de mostrar os fatos como eles realmente acontecem!
Se não publicarmos o seu comentário, é porque este comentário pode ser muito ofencivo.

Em sendo assim nos desculpe.

Obrigado pela sua compreeção!