NO MENU FATOS E FOTOS (ACIMA) VOCÊ PODE VER AS FOTOS DA TRAGÉDIA DA EXPLOSÃO NAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM SERTÂNIA-PE, CEDIDAS POR ROBSON PATRIOTA.


ATENÇÃO... CONTÉM IMAGENS FORTES!!!

PESQUISAR

RADIO FENIX NET
AJUDE A POR A RÁDIO NO AR, SEJA UM COLABORADOR, FAÇA UM ANÚNCIO CONOSCO!

sábado, 15 de maio de 2010

Justiça lenta é igual a impunidade

Na noite em que o Partido dos Trabalhadores levava ao ar programa eleitoral gratuito no rádio e na TV enaltecendo sua pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidia multar a ex-ministra-chefe da Casa Civil e o PT por propaganda antecipada veiculada em dezembro do ano passado. Além da punição financeira, a legenda teve cassado o primeiro programa partidário de 2011. Como as próximas eleições serão realizadas daqui a menos de cinco meses, fica mais uma vez patente a morosidade da Justiça, cujos efeitos tardios terminam praticamente por equivaler à impunidade. É sintomático que tenham se passado 501 anos até que um governador (o piauiense Mão Santa, em 2001) fosse cassado no Brasil, país que, fizesse fama pela nobreza e probidade dos homens públicos, não precisaria se mobilizar para pressionar o Legislativo a aprovar lei tornando inelegíveis candidatos com antecedentes criminais. Vale ressalvar que, a partir do peemedebista do Piauí, a lista de apeados do poder se multiplicou rapidamente. Flamarion Portela (RR) incorporou-se a ela em 2004 e, só no ano passado, mais três perderam o cargo: Cunha Lima (PB), Jackson Lago (MA) e Marcelo Miranda (TO). Mas todos tardiamente, do meio para o fim do mandato. De volta à noite da última quinta-feira, mais do que a coincidência entre a condenação por abuso cometido em 2009 e suposta reincidência, na hora do julgamento, pelos mesmos atores da ação anterior, chamou a atenção a participação do presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva dividiu a quase totalidade do programa com a ex-ministra Dilma Rousseff, a quem chegou a comparar com o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, pelas lutas dela contra a ditadura militar no Brasil e dele contra o apartheid no país sul-africano. Além do mau exemplo de cidadania e de desrespeito à lei, há o agravante de o líder máximo do país, de popularidade inconteste, debochar da Justiça Eleitoral depois de ter sido multado duas vezes este ano por fazer campanha eleitoral antecipada. A falta de celeridade do Judiciário anula o rigor da lei e abre espaço para avaliações subjetivas de custo-benefício, a partir das quais o cometimento de infrações pode ser considerado vantajoso. O disparate não cabe numa democracia. A mesma Justiça capaz de processar mais de 120 milhões de votos num único dia não pode falhar em sua missão primeira: a de fazer valer o direito. A responsabilidade cresce com a livre participação de notórios fichas sujas numa campanha prestes a ser oficialmente iniciada. Mais do que rapidez nas respostas a questionamentos, a hora é de agir preventivamente, com atenta fiscalização sobre partidos, coligações, candidatos e fluxos de recursos. Há tempos a sociedade exige faxina geral na política, e a lisura do pleito não pode ser exposta a riscos.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) amigo (a) aqui procuramos dar o direito a qualquer pessoa de fazer o seu comentário, porem não publicaremos qualquer comentário que contenha palavrões ou ofensas a quem quer que seja, pois todos blogs ou sites agem desta mesma forma.
Este Blog Blog passou ser neutro principalmente em questões políticas, mas não dexará de mostrar os fatos como eles realmente acontecem!
Se não publicarmos o seu comentário, é porque este comentário pode ser muito ofencivo.

Em sendo assim nos desculpe.

Obrigado pela sua compreeção!