NO MENU FATOS E FOTOS (ACIMA) VOCÊ PODE VER AS FOTOS DA TRAGÉDIA DA EXPLOSÃO NAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM SERTÂNIA-PE, CEDIDAS POR ROBSON PATRIOTA.


ATENÇÃO... CONTÉM IMAGENS FORTES!!!

PESQUISAR

RADIO FENIX NET
AJUDE A POR A RÁDIO NO AR, SEJA UM COLABORADOR, FAÇA UM ANÚNCIO CONOSCO!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DESMASCARANDO A FARSA DA SEMANA “PREFEITURIL”


DESMASCARANDO A FARSA DA SEMANA “PREFEITURIL”

Mais um ano se inicia em nossa cidade e no calendário do mês de Janeiro o que tradicionalmente seria um espaço de celebração da arte e da cultura estudantil de Sertânia torna-se gradativamente uma festa de promoção pessoal e de aparelhamento particular por grupos ligados ao governo municipal. Sertanienses, precisamos acordar para uma prática de politicagem que é muito comum em nossa cidade, mas que está acabando por cercear e empobrecer os poucos espaços abertos que temos para as nossas manifestações artísticas.
Saibam, senhoras e senhores, que gerações de estudantes, artistas e cidadãos anteriores à nossa criaram o que hoje chamamos de Semana estudantil de artes e cultura de forma autônoma, isto é, sem a interferência direta de autoridades político-partidárias.  Sertanienses, muito feliz foi tal iniciativa, visto que, Janeiro sendo um mês de férias possibilitou que muitos estudantes e artistas filhos da terra, mas que estudam em outras cidades, não só participassem ativamente do evento, mas também que desenvolvessem um precioso intercâmbio cultural com seus conterrâneos. Pois é, com o passar do tempo o evento cresceu e os grupos estudantis e artísticos se enfraqueceram, tornando-se inevitável que o poder público de nossa cidade - atendendo aos anseios da população – se encaixasse como o maior patrocinador do evento e, assim, passasse a ser também seu maior organizador.
Sabemos, pois, cidadãos que a maioria de nós não fica perplexo diante do aparelhamento do evento, visto que, grupos artísticos de fachada e pseudo-organizações estudantis ligadas a funcionários da fraca secretaria de cultura e esportes usam o evento para promover a fracassada politicagem da perseguição contribuindo para que nossa Semana estudantil simplesmente exclua muitas manifestações artísticas em nome da politicagem partidária mesquinha que diminui nossa cidade e faz com que muitos de nossos artistas que desenvolvem importantes trabalhos dentro e fora de Sertânia sejam impedidos de participar.
Dessa forma, sertanienses, como estudante eu convido a todos os cidadãos e estudantes bem como todas as organizações artísticas e culturais sérias da nossa cidade a repensarem a nossa Semana estudantil. Não como um retorno às origens, mas como um real espaço de liberdade artística. Sabemos que em nossa cidade existe grupos artísticos supra-partidários e sérios que estão buscando alternativas a essa semana prefeituril que estamos presenciando. Ter partido não é defeito. Fazer política é uma prática saudável e útil. O errado é usar de politicagem para promover a perseguição. Não há político e nem cidadão que ganhe com práticas podres como as que presenciamos em nossa cidade.

“Posso não concordar com as palavras que tu dizes, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las” – Voltaire.
Texto escrito por Tarciso Júnior - estudante do curso de História da UFPE e artista sertaniense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro (a) amigo (a) aqui procuramos dar o direito a qualquer pessoa de fazer o seu comentário, porem não publicaremos qualquer comentário que contenha palavrões ou ofensas a quem quer que seja, pois todos blogs ou sites agem desta mesma forma.
Este Blog Blog passou ser neutro principalmente em questões políticas, mas não dexará de mostrar os fatos como eles realmente acontecem!
Se não publicarmos o seu comentário, é porque este comentário pode ser muito ofencivo.

Em sendo assim nos desculpe.

Obrigado pela sua compreeção!